STAM Nº 659H

 

VISITANTE Nº

DOENÇA E TRATAMENTO

TUBERCULOSE:

Causada pelo Mycobacterium avium, esta doença pode ser contraída por aves de todas as espécies.

É habitualmente transmitida através dos excrementos das que se encontram doentes ou dos produtos alimentares, nomeadamente cascas de ovos que não tenham sido previamente fervidas.

A transmissão por via respiratória não é muito frequente embora possa ser transmitida pelo homem. As aves atacadas pela tuberculose começam por perder peso, emagrecendo bastante, apesar de continuarem a ter apetite.

Como a camada de penas esconde a parte muscular, este enfraquecimento progressivo não é fácil de detectar excepto se segurarmos a ave nas mãos. Só num estado mais adiantado, começam a "enrolar" as penas, nome que se dá quando elas ficam eriçadas e ligeiramente enroladas. Vomitam igualmente a comida, refugiando-se num canto do aviário em letargia quase permanente.

E claro que uma ave nestas condições deve ser imediatamente isolada. Tanto quando se conhece hoje em dia, a tuberculose nas aves é incurável. O animal morto deve ser queimado. Como se trata de uma doença contagiosa, aplica-se aqui inteiramente a regra da desinfecção total do aviário com uma solução a 3% de formol ou qualquer outro desinfectante. É ainda conveniente que as restantes aves do mesmo aviário passem a dispor de comida rica em vitaminas e sais minerais.



STAM Nº 659H

 


TOPSITES - AVESPT.COM

 

Copyright © 2008 AVES SEIÇA   |    renatoseica@hotmail.com    |   design by websitesrrc